Sinopse
Desenvolvimento integral e inserção social de crianças, adolescentes e jovens menos favorecidos e excluídos socialmente, com foco no resgate da dignidade e na formação da cidadania.

Responsável
Irmã Adma Cassab Fadel
Sebastião B. de Andrade<br>Mário L. Moraes Filho

Data da Fundação
20 de julho de 2000

Outros Parceiros
Vic (Bélgica)
Gruppone Missionário (Itália)
Macondo (Itália)

Contato
Rua Barão do Bom Retiro, 2059, Grajaú
Rio de Janeiro – RJ
CEP: 20540-340
Telefone=(21) 2258-7898 / 2258-7890

http://www.acaminho.org.br
acaminho@acaminho.org.br / assoc.amar@uol.com.br

O PROJETO

OBJETIVO
O programa “A Caminho da Cidadania”, situado no bairro do Grajaú, no Rio de Janeiro, desenvolve onze projetos sócio-educativos profissionalizantes, os quais têm como objetivo o resgate e a formação da cidadania, beneficiando cerca de 800 jovens em situação de risco social.

Visa contribuir para formação de crianças e adolescentes menos favorecidos, o que permite o desenvolvimento integral e profissional, além de possibilitar a inserção no mercado de trabalho.

QUEM SOMOS
Este programa foi iniciado em julho de 2000 e tem como principal objetivo o desenvolvimento integral e a inclusão social de crianças, adolescentes e jovens menos favorecidos e excluídos socialmente, com foco no resgate da dignidade e na formação da cidadania.
O nosso atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e aos sábados, de 10 às 17 horas. As crianças atendidas nos projetos desenvolvidos recebem alimentação diariamente: café da manhã, almoço e lanche da tarde, o que é de suma importância para o desenvolvimento.

ÁREA DE ATUAÇÃO
Este trabalho atinge comunidades carentes, não só do Complexo do Grajaú, mas, também de Duque de Caxias, Acari, Ramos e outros bairros.
Os programas desenvolvidos são:

  • Projeto Educando para a Vida Cidadã – 20 jovens.
  • Projeto de Evangelização de Jovens e Adolescentes – 800 jovens.
  • Projeto Grupo das Meninas – 20 meninas. As moças recebem R$ 100,00 por mês, durante seis meses, com o intuito de alcançar um objetivo profissional, como cabeleireiras, costureiras etc.
  • Projeto Buffet Pão com Banana – 20 jovens. O curso com 11 meses de duração inclui aulas para a formação de garçons e de culinária; com cardápios, coquetéis, drinks, panificação, doces, bolos e tortas. Possibilita, ainda, que o jovem faça dois meses de estágios, em restaurantes e cozinhas industriais.
  • Projeto Ação Pedagógica de Apoio à Escolaridade – 200 crianças. No período da manhã, para crianças que freqüentam a escola à tarde, e na parte da tarde, para aquelas que vão à escola de manhã. O projeto inclui o almoço.
  • Projeto Abordagem a Meninos e Meninas de Rua – 60 jovens, adolescentes e crianças.
  • Projeto Padrinhos – 205 crianças. Ajuda de pessoas do exterior, que contribuem para o estudo de crianças que não têm condição de pagar a escola.
  • Projeto Curso de Informática – 80 crianças.
  • Projeto Escolinha de Futebol de Ramos – 80 crianças.
  • Projeto Apoio Nutricional à Criança da Cidade Nova – 40 crianças.
  • Projeto Intercâmbio Cultural e de Solidariedade Internacional

OS PROBLEMAS

  • Falta de escolaridade de muitas crianças.
  • Falta de recursos para os projetos.
  • Falta de participação da comunidade na realidade que se apresenta.

SOLUÇÕES
Venha ajudar:

  • Como empresário preocupado com a participação na área social, ao apoiar na preparação profissional de jovens carentes para o mercado de trabalho.
  • Como sócio contribuinte, ao fazer uma doação mensal.
  • Como voluntário, ao colaborar no trabalho direto de atendimento ou nas realizações de eventos, campanhas etc.
  • Como parceiro, no desenvolvimento e execução dos projetos sociais.

RESULTADOS
Todos os alunos têm conseguido, nos últimos anos, uma ocupação nas áreas de formação cursadas durante o projeto.
Os cursos têm sido muito procurados por jovens, que anseiam por uma oportunidade de profissionalização.

EXPECTATIVAS
A grande expectativa é a continuação deste projeto, de grande importância para tantos jovens, que necessitam de atenção, alimentação, auxílio escolar e profissionalização, em uma área tão importante do Rio de Janeiro.

DEPOIMENTOS
O projeto está cada vez melhor. Estou aprendendo muitas coisas, que tantos desejariam aprender, mas infelizmente não tiveram a mesma chance. Desejo que esse curso continue e que outras pessoas possam ter a oportunidade que tenho. <br>Beatriz Souza Lima – 18 anos – aluna do Projeto Buffet Pão com Banana
O projeto visa formar profissionais de cozinha e também investe na formação disciplinar de cada aluno do curso. O mesmo ajudará no meu futuro, pois estou entusiasmado e com muita esperança na área de gastronomia. Farei faculdade, e com este curso já é meio caminho andado. Estou muito contente.<br>Amauri Silveira – 20 anos – aluno do Projeto Buffet Pão com Banana

Sponsors