Instituto Kinder do Brasil >> Instituto Reação

Sinopse
O Instituto Reação é uma associação sem fins lucrativos que atua em comunidades de baixa renda no rio de janeiro e cujo maior objetivo é a promoção da inclusão social através do esporte de alto rendimento.
O Instituto Reação atende atualmente a aproximadamente 1000 crianças e adolescentes, entre 4 e 20 anos, a maior parte deles moradores da comunidade da Rocinha e da Cidade de Deus.
Hoje, três coordenadores, doze professores, dois monitores e um preparador-físico ministram as aulas, que ocorrem diariamente no Centro de Cidadania Rinaldo De Lamare, em São Conrado (unidade Rocinha), na Academia Body Planet, em Jacarapaguá (unidade Cidade de Deus) e no semi-pensionato Pequena Cruzada, na Lagoa (Unidade Pequena Cruzada).

Responsável
Flávio Vianna de Ulhôa Canto
Luis Felipe D’urso de S. Mendes

Data de Fundação
Abril de 2003

Outros Parceiros
Prefeitura do Rio de Janeiro
UGF – Universidade Gama Filho
Pequena Cruzada
Contemporanea
Tanalata
SportTV
Piraquê
TV Globo

Contato
Rua Engenheiro César Grillo, 301, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ
(21) 3433-9489 – 8806-6000
http://www.institutoreacao.org.br
instituto@institutoreacao.org.br

O PROJETO

As origens do Instituto Reação estão em agosto de 2000, quando a organização, então chamada “EducaAção Criança Futuro”, foi criada pelo professor Pedro Gama Filho. O projeto tinha filiais em 5 comunidades, uma delas a Rocinha, maior favela da américa latina. Sabendo da vontade do medalhista olímpico Flávio Canto de dedicar parte de seu tempo em iniciativas sociais, Gama Filho o convidou para dar aulas de judô como voluntário. Canto começou então a ensinar o esporte para mais de 100 crianças. Na época, o “EducaAção Criança Futuro” contava, principalmente, com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro. No entanto, com a troca de mandatos após as eleições municipais, o contrato não foi renovado e o projeto perdeu sua principal base de sustentação financeira. Mas, ao contrário de outras comunidades onde estava presente, a unidade da Rocinha, graças ao esforço de Canto, conseguiu sobreviver.

Para dar continuidade ao projeto, o judoca percebeu que uma nova organização teria que ser montada. Depois de muita luta, finalmente, em abril de 2003, o projeto ganhou grande impulso: era criado o Instituto Reação. Desde então, com 15 sócios e mais de 30 colaboradores, a ONG vem ganhando força, não apenas para ser levada adiante, mas para se expandir. Hoje, o Reação já pode oferecer a seus alunos muito mais que o judô. Além de garantir apoio psicológico e atendimento fisioterápico, proporciona também eventos de integração e socialização, como reuniões, festas, passeios e competições. Parcerias foram firmadas e outras estão por vir.
O objetivo é, em breve, implantar novas unidades em novos locais e adotar outros projetos de grande êxito, como foi feito, por exemplo, com a unidade Cidade de Deus, coordenada pelo ex-técnico da seleção brasileira em quatro olimpíadas Geraldo Bernardes, que chega a aproximadamente 650 alunos, moradores de regiões carentes de Jacarepaguá, na zona oeste do Rio, (da Cidade de Deus) e com a unidade Pequena Cruzada, um semi-pensionato localizado na Lagoa, zona sul da cidade, coordenado pelo professor Antônio Joaquim de Macedo Soares, atendendo a 80 meninas.

Sponsors