Sinopse
Educação, ensino e lazer para crianças e adolescentes.
Projeto sob administração do Guanandi Instituto Renovação Social – GIRS.

Responsável
Pe. Geraldo Guallandi
Irmã Vera L. Morais Zanelli

Data de Fundação
19 de fevereiro de 1982

Outros Parceiros
FIA (Fundação para Infância e Adolescência)
Prefeitura Municipal de Itaperuna
Comunidade
Sócios-colaboradores

Contato
Av. Euclides Poubel de Lima, 622, São Mateus, Itaperuna RJ
(22) 3824 5060 / 9962 2354
casadadivinaprovidencia@ig.com.br

Contato Girs
Rua Desembargador Itabaiana de Oliveira, 50 / 206 parte.
Centro – Rio Bonito – Rio de Janeiro (RJ)
CEP: 28800-000
Tel.: ( 21) 2249-8618 / 8883-8618
E-mail: info@girs.org.br
Site: http://www.meioambiente.org.br

O PROJETO

OBJETIVOS
Atender a crianças e adolescentes em situação de risco social em regime de abrigo. Oferecer educação de qualidade para jovens e outros menos favorecidos da região. Fornecer ao jovem profissionalização bem como convívio social, desenvolvendo seu interesse em ingressar no mercado de trabalho.

QUEM SOMOS
O Centro Sócio Cultural Nossa Senhora do Rosário de Fátima foi fundado em 19 de fevereiro de 1982, pelo Padre Geraldo Gualandi e religiosas que se agregaram com o ideal de servir a Deus na pessoa do próximo. A entidade tem como objetivo propor alternativas para os problemas apresentados pela comunidade. No início, o atendimento organizou-se no conjunto Creche-Escola-Abrigo (masculino e feminino, e crianças especiais) para crianças e adolescentes que necessitavam de abrigo temporário e escola para as crianças menos favorecidas da região. Mas logo foi surgindo a necessidade de inserir os jovens que lá estavam no mercado de trabalho. Em função disso, o centro desenvolveu nove projetos profissionalizantes.
Esta entidade beneficente, sem fins lucrativos, tem como ideal colaborar na formação de uma infância sadia assegurando os direitos básicos. Promove um conjunto de ações sociais num trabalho em rede. Funciona como abrigo e escola, proporcionando aos jovens cursos profissionalizantes de informática, artefatos em gesso, trabalhos gráficos, pintura, auxiliar de escritório. E ainda de reforço escolar, prática de esporte, cultura e lazer.
Com 25 anos de funcionamento, a instituição vive num trabalho constante, atendendo a aproximadamente 500 crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, e a 108 internos. Todo o atendimento é destinado aos menos favorecidos. Além disso, dá suporte a outras 100 famílias carentes que são cadastradas e recebem socorro emergencial (remédios, alimentação, roupas, passagens).

ÁREA DE ATUAÇÃO

  • Casa dos Meninos de São Geraldo e Casa da Divina Providência – abrigos masculino e feminino para clientela encaminhada pelo Conselho e pelo Juizado. Atende a 108 abrigados, como Pólo Referencial na Região Noroeste Fluminense. A Equipe Técnica se preocupa em resgatar a auto-estima prejudicada por uma problemática envolvendo dependência química, abandono, violência, abuso sexual, desestruturação familiar etc., bem como situações de alterações comportamentais e psicológicas.
  • Projeto Michelita – trinta jovens com maioridade, que não conseguiram reintegrar-se aos seus familiares ou serem adotados, desenvolvem atividades transmitindo seu aprendizado em aulas de violão, trabalhos manuais, arte culinária, artesanato e atuando em sala de aula.
  • Projeto Dom Bosco – sítio próprio localizado na Zona Rural a 8 Km de Itaperuna. Lá, possuímos açudes e desenvolvemos em pequena escala suinocultura, bovinocultura. Temos a intenção de criar uma vila para abrigar famílias proporcionando-lhes atividades lucrativas em hortas de plantas ornamentais, medicinais, verduras, piscicultura, apicultura, avicultura etc. Além disso, gostaríamos de disponibilizar os produtos do sítio (doces, picles, mel) para comercialização.
  • Projeto Cooperar Reciclando e Reciclar Cooperando – temos condição de ensinar a arte de reciclar aos jovens que fazem a coleta e seleção do material na expectativa de um futuro mais promissor, confeccionando sacolas de lixo e de supermercado, mas falta uma parceria para o projeto.
  • Oficinas Gráficas e embalagens – confecção de papel reciclado, aguardando ampliação para treinamento de mais jovens a cada seis meses, objetivando inseri-los no mercado de trabalho.
  • Projeto de Organização Neurológica – destinado a crianças e adolescentes com dificuldades na aprendizagem.
  • Produtos de limpeza – fabricação em pequena escala para a casa com a possibilidade de comercialização caso haja investimento.
  • Vassouraria São Geraldo – produção de Vassouras. Oficina para aprendizado da profissão para adolescentes da entidade. Falta somente estruturar as aulas.
  • Artefatos em gesso e pintura das peças ornamentais e religiosas – oficina em condições de envolver muitos aprendizes. Para isto, porém, necessita de ampliação.
  • Apoio Pedagógico – suporte a crianças e adolescentes de 7 a 18 anos que necessitam passar o dia na entidade. Essas crianças freqüentam a escola do abrigo em regime de semi-internato.
  • Creche Menino Jesus – atende a 80 crianças cuja mãe precisa trabalhar para ampliar a renda familiar.
  • Projeto Esporte e Lazer – prática de várias modalidades desportivas: futebol, vôlei, futsal, atletismo, basquete, judô etc.
  • ESTE – Escola Santa Teresinha do Menino Jesus – escola filantrópica que atende do maternal ao 9º Ano do Ensino Fundamental, com 500 alunos, incluindo classes especiais.

OS PROBLEMAS
Somos uma entidade filantrópica onde faltam:

  • recursos suficientes para manutenção das atividades.
  • adequação das oficinas às atuais necessidades, uma vez que algumas máquinas precisam ser substituídas.
  • condições de empregar profissionais para atuar nos cursos profissionalizantes.

SOLUÇÕES
Conseguir um maior número de sócios-contribuintes que possam fazer uma doação mensal e ajudar outros a se ajudarem. Incentivar voluntários para colaborar na realização de eventos e campanhas.
Conseguir parcerias no desenvolvimento e execução de projetos sociais. Conquistar empresários da comunidade, visando apoiar o trabalho de profissionalização de jovens carentes para a inserção no mercado de trabalho.

RESULTADOS
Esperamos que a nossa proposta possa promover melhor qualidade de vida com a inclusão social dos jovens. Estamos certos de que o amor e o trabalho proporcionarão a realização pessoal como, por exemplo, ocorre com vários jovens que por aqui passaram e hoje estão empregados e/ou possuem seu próprio negócio.

EXPECTATIVAS
Com o apoio financeiro para melhoria e sustentação das áreas de atuação citadas, poderemos ter condições de ajudar cada vez mais jovens a ter uma educação profissionalizante, iniciação à cultura, ao esporte e lazer, em uma instituição que é referência no município e incentiva o exercício pleno da cidadania.

DEPOIMENTOS
Levaram-me à instituição com oito meses de idade. Hoje, com 21 anos, curso a universidade, estou no terceiro período em letras e sou professora de português. O acolhimento que tenho aqui é o resultado da minha formação moral, ética e profissional.

Áurea de Oliveira Santos – interna e professora
Uma instituição necessária e urgente para a comunidade, um exemplo a ser seguido que, efetivamente, atende às necessidades sociais dos excluídos.
Fernanda Pains Grosma – assistente social de Itaperuna

Sponsors