Sinopse
“Organização dos Amigos Solidários à Infância e à Saúde – OASIS” Fundada em Uberaba, Minas Gerais, no dia 11 de julho de 1995, este projeto atende a solicitação da equipe médica do Hospital-escola, que estava preocupada com a perda de pequenos pacientes, cujas famílias moradoras da região não tinham condição de dar continuidade ao tratamento, nem de seguir prescrições e orientações médicas. É uma entidade sem fins lucrativos, que possui todos os registros municipais e estaduais exigidos ou disponibilizados pela legislação e é detentora também dos títulos de Utilidade Pública, nos três níveis de Governo.

Responsável
Virgílio José L. Abreu
Conceição Abreu
Lucy Alves Chapadeira

Data de fundação
11 de julho de 1995

Outros Parceiros
Prefeitura de Uberaba
Universidade Federal do triângulo Mineiro

Contato
Rua Miguel Abdanor, 35, Leblon, Uberada, MG – CEP: 38030-460
(34) 3312-0058

www.amigosdaoasis.org.br
concabreu@uol.com.br
vjlbreu@uol.com.br

O PROJETO

”Organização dos Amigos Solidários à Infância e à Saúde – OASIS”

OBJETIVO FUNDAMENTAL
A “OASIS” é uma instituição sem fins lucrativos destinada a promover e desenvolver ações que visem, especificamente, dar apoio e suporte às crianças e adolescentes de Uberaba e da região, portadores de doenças onco-hematológicas (Leucemia, Anemias, Hemofilia, Talassemia etc), a ela encaminhados pela Equipe Especializada da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

SERVIÇOS PRESTADOS
A organização colabora de várias formas no tratamento para torná-lo o mais eficiente possível. São fornecidos ao paciente, como para seu acompanhante, o apoio básico em: hospedagem, alimentação, transporte, aquisição dos medicamentos receitados, cateteres, cestas básicas, ajuda de custo para viagens (quando necessitam de exames especiais e tratamentos inexistentes na cidade), tratamentos dentários etc. Além disso são oferecidas, aos pacientes, as oportunidades de acompanhamento e reforço nos estudos, sistematicamente, através do “Projeto Classe Hospitalar”. Há também a possibilidade de lazer, de inclusão digital, de recreação e participação em eventos que propiciem convivência com outros pacientes e acompanhantes, através das datas comemorativas e aniversários. Não foram esquecidos, também, os tão necessários apoios psicológicos e jurídicos com assistente social, assim como, as palestras e orientações necessárias com relação ao tratamento, uso de medicamentos, cuidados essenciais e prevenção de recidiva. As mães acompanhantes têm ainda, várias oportunidades de aprenderem a fazer algum artesanato ou culinária, que as ajudem a ampliar a renda familiar, ou simplesmente, para se distraírem um pouco, aliviando a tensão pelo tratamento de seu filho(a). Aos pais desempregados, o projeto tem procurado encaminhar a pessoa a um trabalho fixo ou temporário, evitando-se descontroles maiores.
Graças ao apoio do Instituto Kinder, foi construída uma sede própria, planejada e executada especialmente para o atendimento proposto e foi feita a aquisição de um veículo para transporte dos pacientes. A casa é ampla, bonita e possui grande varanda, playground, biblioteca, videoteca, salas para atendimentos diversos e apartamentos para hóspedes. Esta “Casa de Apoio” não é anexa à clínica ou hospital, por isso mesmo consegue manter sua individualidade e ser uma extensão acolhedora do lar. É mantida pela venda de maravilhosos trabalhos artesanais feitos por voluntárias para o Bazar Permanente, por contribuições mensais, eventos, promoções, convênios e doações diversas, realizadas para atender a manutenção e as necessidades normais ou emergenciais.
Em reconhecimento ao trabalho sério, transparente e competente, realizado com muita ajuda pelo OASIS, o projeto teve a oportunidade de ser agraciado com a “Comenda da Paz Chico Xavier”, outorgada pela Câmara Municipal de Uberaba em março de 2005 e com a “Comenda Dr. Inácio Ferreira”, da Loja Maçônica Estrela Uberabense em março de 2006, o que muito emocionou seus administradores, estimulando novas ações.

ÁREA DE INFLUÊNCIA
Desde o início de suas atividades, até o presente momento, foram acolhidos pacientes vindos da zona rural e urbana de Uberaba, de todo o Estado de Minas Gerais, assim como de outros Estados vizinhos, como São Paulo e Goiás, permitindo uma grande área de abrangência. Todos, sem exceção, são muito bem atendidos e podem contar com a instituição.
Segundo Dr. Hélio Moraes, ex-diretor da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro: “O tratamento do câncer infantil teve duas fases bem diferenciadas em Uberaba. Antes e após a existência da “OASIS”.

Sponsors