Instituto Kinder do Brasil >> Tênis por um Futuro Melhor

Sinopse
Oferecer a oportunidade de um futuro melhor para crianças e jovens carentes, através do aprendizado e prática do tênis.

Responsável
Milton Brustolin

Data da Fundação
Setembro de 2005

Outros Parceiros
Banco Máxima
Instituto Percepção
Prefeitura Municipal de Parati
Universidade Estácio de Sá
Kappa
Transportes Inovação
Hotel Portobello
Prefeitura Municipal de Mangaratiba

Contato
Rodovia Rio Santos, Km 438, São Braz, Mangaratiba, RJ – CEP 23860-000
(21) 87410848
miltonatp@oi.com.br

O PROJETO

OBJETIVO
Um dos principais objetivos deste projeto é ocupar ao máximo o tempo de crianças e jovens carentes em um ambiente saudável, que colabore com a educação através do esporte, ocupe o tempo ocioso, incentive a prática esportiva e desenvolva habilidades, que ofereçam oportunidades e estimulem a descoberta de novos talentos.
O projeto “Tênis por um futuro melhor” visa melhorar a qualidade de vida de crianças e jovens em qualquer parte do Brasil.
Os esportes praticados de uma forma coordenada, sistemática e com objetivos específicos, contribuem de forma direta no desenvolvimento dos aspectos educativos, sociais, emocionais, físicos e econômicos do ser humano.

QUEM SOMOS
O professor Milton Brustolin começou a ensinar tênis no ano de 1987, na Clínica de Tênis Kirmayr, em Serra Negra, São Paulo.
Depois de muitos anos implantando o mini-tênis em diferentes cidades do país, teve a oportunidade de iniciar, no município de Mangaratiba, no Rio de Janeiro, através do patrocínio do Instituto Kinder do Brasil, o projeto “Tênis por um futuro melhor”.
Milton iniciou este projeto em uma escola pública, o CIEP 294, onde estabeleceu o mini-tênis, oferecendo para as crianças que mais se destacavam na escola, a oportunidade de praticar tênis nas seis quadras do renomado Hotel Resort Portobello, um importante parceiro neste projeto, que com o seu espaço possibilita os jovens a terem sua primeira renda proveniente do tênis.
Um ano depois do início do projeto, o mini-tênis é hoje praticado em mais quatro escolas e seis áreas de comunidades carentes. Também inauguramos o primeiro Centro de Tênis de Mangaratiba, em um terreno anteriormente abandonado, que hoje abriga oito mini quadras e uma quadra profissional para as escolas públicas e a comunidade carente da região.
As crianças praticantes do mini-tênis já superam o número de 400. Destas, 40 estão no projeto de treinamento do tênis e começam a ter as suas primeiras experiências em torneios locais e regionais. Inclusive, já conseguimos detectar alguns talentos. Além do aprendizado do tênis, as crianças têm aulas de computação em parceria com o Instituto Idema.

ÁREA DE ATUAÇÃO
O projeto se divide em duas partes.
. Mini-tênis:
Esta fase é desenvolvida com crianças do Ensino Fundamental da rede pública e oferece a oportunidade delas trabalharem as habilidades motoras, que facilitam o aprendizado do tênis no futuro. Os alunos que se destacam nesta parte têm a oportunidade de implantar o mini-tênis em suas comunidades e recebem uma bolsa ajuda.
. Treinamento do tênis:
As crianças e jovens que participam desta parte do programa, treinam duas vezes por semana nas quadras de tênis do Hotel Portobello e têm a oportunidade de, aos sábados, jogarem tênis com os hóspedes e condôminos do hotel. Lá, eles recebem alimentação e gratificações pelos jogos realizados, o que contribui para a melhoria da renda familiar dessas famílias.

OS PROBLEMAS
O principal problema é que o número de crianças que gostariam de praticar o mini-tênis, ter raquetes e uma bola, é infinitamente superior ao que podemos atender no momento. Hoje, são atendidas cerca de 400 crianças, sendo que o potencial é de quase cinco mil, matriculadas no ensino fundamental. Isso só no município de Mangaratiba.

SOLUÇÕES
Através do trabalho em conjunto, entre empresas privadas e públicas, resorts e comunidades, milhares de crianças terão a possibilidade de praticar o mini-tênis em suas escolas e comunidades, e sonhar com um futuro melhor. Este projeto permite que as crianças se ocupem com uma atividade saudável, que desenvolve muitos aspectos positivos no crescimento geral do indivíduo. Além disso, alcança o nosso objetivo, que é o de desenvolver um indivíduo melhor, através do esporte. No futuro, elas poderão ter uma profissão e melhorar de vida, como tenistas, treinadores, boleiros ou rebatedores. E poderão contribuir com a renda familiar.

RESULTADOS
O projeto completou um ano em setembro 2006, portanto, ainda é cedo para apontar resultados concretos. Mas, muitas das crianças e jovens do projeto estão jogando um tênis de bom nível. Eles melhoraram o rendimento escolar, apresentam melhores modos e conhecem novas pessoas, lugares e culturas, o que os afasta da ociosidade e das drogas. Alguns, já contribuem com a renda familiar, seja como rebatedores e/ou, boleiros, e sonham em ser futuros professores de tênis.

EXPECTATIVAS
A idéia é que este projeto seja implantado em diversas cidades do Brasil, pois a construção e a manutenção do mini-tênis é muito fácil, simples e barata.
O projeto em Mangaratiba mostra, de forma clara e objetiva, o interesse das crianças e como este trabalho direciona e disciplina, tirando-as da ociosidade e das ruas.

DEPOIMENTOS
Este projeto é um incentivo para que as crianças e jovens pensem em um futuro melhor, por isso é muito importante. Ele ajuda a todos a se dedicarem ao esporte e melhorar de vida.
Max Vilander dos Santos – 14 anos – aluno do projeto

Depois que meu filho começou a participar deste projeto fiquei menos preocupada com ele, porque saía e só voltava a noite. Eu não sabia onde ele poderia estar e agora sei que ele está na quadra jogando e pensando num futuro para ele.
Tereza dos Santos – Mãe de um dos alunos do projeto

ESCOLAS E INSTITUIÇÕES QUE TÊM O TREINAMENTO DE TÊNIS IMPLANTADO.

1- Hotel e Resort Portobello.
Rodovia Rio Santos, Km 438
23860-000 – São Brás
Mangaratiba – RJ
Direção: Sr Carlos Borges (21) 2789.8000
Professor: Thiago
Assistente: Fabiano
Coordenador: Almir Pereira Filho (21) 7814.1840
Dia: Sábado ( 9hs às 11hs)
Número de Alunos: 20*
Início: Setembro de 2005
Apoio: Instituto Kinder do Brasil.

2- Quadra de Tênis de Mangaratiba
Av. Frei Afonso Jorge Braga, 421
23860-000 – Praia do Saco
Mangaratiba – RJ
Direção: Professora Carmem (21) 3789.0036
Professores: Tiago e Alex
Coordenador: Almir Pereira Filho
Dias: terças e quintas (17hs às 19hs)
Numero de Alunos: 30*
Início: Agosto de 2006
Apoio: Instituto Kinder do Brasil
* Número aproximado de alunos.

Sponsors