Instituto Kinder do Brasil >> Viveiro de Mudas

Sinopse
Projeto de implantação do viveiro de mudas de espécies nativas para serem usadas no reflorestamento da área pertencente ao Colégio Estadual Agrícola Almirante Ernani do Amaral Peixoto em Magé, Rio de Janeiro.

Responsável
Prof. Luiz Carlos Gomes Carneiro – Presidente da Associação de Apoio a Escola do Colégio Estadual Agrícola Almirante Ernani do Amaral Peixoto

Data da fundação
Janeiro 2010

Outros Parceiros
Fiocruz

Contato
Estrada da Conceição, 4.601, Fazenda Conceição do Surui, Distrito Agrícola de Magé, RJ – CEP: 25925-000

(21) 3632-2801 / 2647-4193 – (Prof. Luiz Carlos Gomes Carneiro) . 3865-8226 / 2290-7914 (Dr. Antonio Teva)

Prof. Luiz Carlos Gomes Carneiro
Dr. Antonio Teva – Coordenador e Pesquisador (IOC/FIOCRUZ)

O PROJETO

Nos primeiros seis meses de implantação do viveiro de mudas, nossa prioridade foi conseguir o máximo possível de sementes de árvores nativas para germinação.
Até o momento, temos uma amostragem de aproximadamente 10.500 mudas em processo de desenvolvimento em sacos plásticos e cerca de 2.500 prontas para o plantio.
Além disso temos uma grande quantidade de sementes germinando em sementeiras, o que nos dará para os próximos meses cerca de 8.000 mudas a mais em nosso viveiro.

Do total das espécies em desenvolvimento (sem maturidade suficiente para o plantio) ou prontas para o plantio no campo, temos um acervo de:

  • 77 espécies nativas da mata atlântica;
  • 4 espécies nativas de outros biomas brasileiros; e
  • 6 espécies de árvores exóticas oriundas de outros países do Continente Americano (principalmente América Central), Ásia e África.

É importante ressaltar que as sementes conseguidas para o viveiro, como mencionado no projeto, obedeceram aos critérios estabelecidos nas regras de reflorestamento, como por exemplo, sementes compradas com certificação ou coletadas de árvores matrizes de boa “saúde”, situadas em um raio de até 100 km. de distância do viveiro.

Sponsors