Instituto Kinder do Brasil >> Escola de Fungicultura

Sinopse
O objetivo do projeto é constituir uma unidade produtora de sementes, compostos e substratos de cogumelo para atendimento e suporte técnico na comercialização e logística aos pequenos produtores do Município do Rio de Janeiro.

Responsável
Fátima Carrão
Fernando Carrão

Data da Fundação
12 de Dezembro de 2002

Outros Parceiros
BID/Fumin
Emater-Rio
Sebrae-RJ
Embrapa

Contato
Rua Cascaria, 665, Pedra de Guaratiba, Rio de Janeiro, RJ – CEP: 23032-120

(21) 2417-3275 / 9969-6705 / 96130844
www.aprococo.org.br
ffcarrao@terra.com.br

O Projeto
O cogumelo é um dos principais ingredientes complementares da dieta alimentar dos países asiáticos, especialmente China, Japão e Coréia do Sul. Uma das espécies comestíveis, denominada agaricus blazei, nativa do Brasil, de finalidade terapêutica e apenas recentemente difundida, vem sendo estudada por diversas universidades. As propriedades nutricionais e medicinais desta nova espécie, sobretudo na prevenção e combate ao câncer, são apresentadas através de trabalhos de pesquisa em congressos internacionais de medicina e de farmacologia e têm contribuído para a difusão do produto e para o crescimento do consumo e da demanda no mercado mundial.

O Brasil é um dos principais produtores desta espécie nativa, principalmente o Estado de São Paulo, mas o seu uso é pouco difundido. Mais de 3/4 da produção é exportada, e das exportações, 70%25 vão para o Japão (maior importador mundial), 20%25 para a colônia japonesa nos EUA e 10%25 para a Coréia do Sul.
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, através de intercâmbio com a China, vem estudando o mercado brasileiro de produção de cogumelo e pesquisando novas espécies, tecnologias e técnicas de cultivos de menor custo, que possam ser dirigidas a pequenos e médios produtores. A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia é a unidade responsável pela condução das pesquisas no Brasil.

OBJETIVOS
Com a execução do projeto, espera-se atuar em toda a cadeia produtiva do cogumelo, desde a produção da semente até a promoção da exportação, e contribuir para a melhoria da produtividade do setor e da qualidade do produto. O propósito é fortalecer o desenvolvimento econômico e sustentável de uma região que vem perdendo a sua vocação agrícola e gerar emprego e renda auto-sustentável, promovendo a valorização da terra e a desaceleração do processo de favelização instalado na região.
Beneficiários diretos
Os beneficiários diretos do projeto serão os 31 pequenos produtores de cogumelos do município do Rio de Janeiro, e inicialmente as 100 novas famílias de produtores rurais da Zona Oeste, que serão selecionadas com o apoio da Coordenadoria de Agricultura e Pesca do Município do Rio de Janeiro.A prioridade será dada para as famílias chefiadas por mulheres, com filhos em idade escolar, renda proveniente de atividade rural e com disponibilidade de uma área mínima de 30 m2, que possa ser destinada ao cultivo de cogumelos.
Beneficiários indiretos
Indiretamente, serão beneficiadas as destilarias locais, que poderão destinar o bagaço da cana para a formação do substrato orgânico utilizado na produção de cogumelo, e os produtores rurais locais de hortaliças, que poderão usar como adubo o composto orgânico exaurido da produção de cogumelo, formando uma rede ambiental eco-eficiente.

Parcerias

  • BID/Fumin – Máquinas, equipamentos e capacitação;
  • Instituto Kinder do Brasil – Construção da infra-estrutura física;
  • Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – para disponibilidade do terreno, pagamento da bolsa auxílio, seleção das famílias que participarão do programa, licenças de meio ambiente e obras;
  • Emater-Rio – para controle de qualidade do composto inoculado;
  • Sebrae-RJ – para a realização dos cursos de gestão empresarial;
  • Embrapa – para a análise e a certificação da qualidade protéica do cogumelo e da semente.

Execução
O Prazo de execução do programa é de 18 meses.

Sustentabilidade
A continuidade auto-sustentável do programa se dará a partir do 14º mês.
Cada Família terá um lucro líquido de R$ 500,00 mensais, a partir do 4º mês.

Sponsors