Instituto Kinder do Brasil >> Lançar-se para o futuro

Sinopse
Tirar os jovens e adolescentes da ociosidade, ampliando seus horizontes e tornando-os cidadãos conscientes através do esporte.

Responsável
Profº Paulo Servo

Data de fundação
Março de 2005

Outros Parceiros
Olympikus
Prefeitura do Rio de Janeiro
COB – Comitê Olímpico Brasileiro

Contato
Rua Pedro Celestino de Castro, 42, Curicica, Rio de Janeiro, RJ, CEP 22710-460
(21) 2441-2177 / 3416-3387 / 9684-1521
psc_20@hotmail.comterlaura@terra.com.br

O PROJETO

OBJETIVO
Objetivo do projeto “Lançar-se para o futuro”, é desenvolver o jovem, tirando-o da rua, da ociosidade e das drogas através do esporte. O jovem chega, recebe alimentação e cuidados, orientação para se tornar um atleta e assim melhorar a sua condição de vida. A descoberta de novos talentos e as vitórias são uma conseqüência de um trabalho sério de equipe.
O projeto “Lançar-se para o futuro” visa melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes do bairro de Curicica. As crianças têm acesso a educação, saúde, alimentação e disciplina através do esporte. Graças ao esforço de pessoas como o professor Paulo Servo, eles melhoram de vida, ganham competições e melhoram sua auto-estima.

QUEM SOMOS
O professor Paulo Servo, depois de anos trabalhando com projetos de desenvolvimento de atletas na Mangueira e no Vasco, decidiu dar uma chance de melhoria de vida aos jovens da área aonde mora no bairro de Curicica, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Ele inscreveu a escola municipal na qual lecionava, como clube e começou a treinar crianças diariamente, tirando-as da ociosidade que as levava a ficar na rua, correndo o risco de se envolverem com drogas. Esta ação colocou-as no caminho do esporte, que disciplina e abre portas para uma vida melhor.
Uma das atletas, Bárbara da Silva Leôncio, morava à beira da Comunidade Dois Irmãos, num único cômodo aonde viviam mais seis pessoas. Era pequena, magra e tinha várias doenças de pele. Ela começou a treinar em meados de 2000 e indicava ter muito potencial. Mas com essas condições, como era possível motivá-la? Ela começou a receber almoço e lanche da tarde na casa do professor Paulo, assim como mais outras 110 crianças. Ela teve acompanhamento médico, odontológico, laboratorial, nutricional e cresceu. Hoje ela tem o segundo melhor tempo do mundo nos 100 metros rasos em uma categoria acima da sua idade e não cansa de colecionar vitórias e medalhas. Em 2007 tornou-se recordista mundial nos 200 metros. Com suas conquistas e a ajuda do Instituto Kinder do Brasil conseguimos alugar para ela, seus dois irmãos menores e sua mãe uma casa de dois quartos. E esse é um de vários exemplos de sucesso.

ÁREA DE ATUAÇÃO
O projeto “Lançar-se para o futuro” se desenvolve no bairro de Curicica na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O projeto trabalha crianças pobres da periferia em idade escolar dando-lhes a oportunidade de melhorar de vida através do esporte. Todas as crianças do projeto recebem alimentação, tratamento médico, odontológico, laboratorial e nutricional e se mantém na escola, com os boletins controlados pelo coordenador do projeto. Elas recebem aulas de inglês, reforço escolar através de monitoria. Os mais adiantados ensinam aos menos adiantados. Os jovens treinam diariamente e se disciplinam com o esporte, se mantendo assim, afastados da ociosidade e das drogas.

OS PROBLEMAS
Os problemas são as limitações encontradas. Não existe uma sede para o projeto, e por isso os jovens atletas treinam na rua. O professor Paulo pintou raias na pracinha, mas tem que dividi-las com pedestres, cavalos, cachorros e bicicletas. Além de que faltam equipamentos básicos de atletismo, como pesos, bastões, discos, colchões e etc, necessários para o treinamento.
Um outro grande problema é que muitos jovens não têm condições financeiras de comprar sapatilhas, tênis e muitos dividem entre si um mesmo par para poderem treinar.

SOLUÇÕES
Com um trabalho de equipe, a ajuda de outras pessoas, podemos encontrar a solução para esses problemas. Hoje já contamos com a ajuda do Instituto Kinder do Brasil da OLYMPIKUS, Escola Municipal Silveira Sampaio e do COB (Conselho).

RESULTADOS
Em todos os eventos esportivos nacionais e internacionais, o projeto “Lançar-se para o futuro” coleciona medalhas, só no ano de 2005 foram 60 medalhas, 3 troféus e 3 títulos conquistados pelos nossos atletas. Também quebramos 10 recordes estaduais, 2 recordes brasileiros e 2 recordes sul americanos.

EXPECTATIVAS
O Projeto sonha em se tornar um núcleo, construir uma sede, ter condições de comprar os equipamentos necessários, para que possa evoluir, abraçar mais jovens futuros atletas e lhes dar uma vida melhor. Mesmo os que não seguirem a carreira do esporte com certeza terão mais chances de se colocar diante da vida adulta, como cidadãos conscientes e atuantes.

DEPOIMENTOS
Antes de entrar para o projeto, eu não comia direito e não gostava de legumes. A boa alimentação foi muito importante para mim, aprendi a comer de tudo. Destaco como coisas muito boas: a assistência médica geral, minha moradia, as viagens que já fiz, entrei em contato com outros povos, outras culturas, cresci muito como pessoa, passei a receber ajuda de custos. Meus pensamentos mudaram.

Bárbara da Silva Leôncio – 14 anos e 7 meses – 1,75m de saúde

Para mim foi muito bom. Entrando para o projeto mudei de ambiente e de amigos. Passei a ter assistência médica, dentária (coloquei aparelho), fiz exames laboratoriais, atendimento com psicóloga, nutricionista, aulas de Inglês fiz algumas viagens para competir, mudei o meu jeito de ser e de agir. Hoje tenho responsabilidade com os horários, se eu não tivesse entrado para o Atletismo e no projeto, eu não sei o que seria de mim.
Thompson Jorge Ramos de Oliveira – 16 anos – 1,91m de boa qualidade de vida.

Sponsors