Instituto Kinder do Brasil >> Oficina do Outeiro

Sinopse
Iniciado em março de 2002, este projeto tem a finalidade de promover a capacitação inicial na arte da cerâmica, voltado para jovens em desvantagem social, para que possam atuar no mercado de trabalho como técnicos, artistas ou multiplicadores.

Responsável
Márcia Limani

Data de Fundação
2002

Outros Parceiros
Machado Meyer
Sendacz Opice
Brandão Couto Advogados

Contato
Rua Ipiranga, 80 / 201, Laranjeiras, Rio de Janeiro, RJ – CEP: =22231-120

(21) 2225-5210 / 2285-2323 / 8654-2383
http://www.oficinadoouteiro.org.br
contato@oficinadoouteiro.org.br
limani@marcialimani.art.br

O Projeto

A Oficina do Outeiro foi fundada em 2002, como uma associação de ação social, sem fins lucrativos. Tem como princípios básicos, independente de qualquer vinculação político-partidária ou religiosa, a defesa e a promoção dos princípios da democracia, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, e do combate a toda discriminação de credo, raça, cor ou gênero. Também tem como princípios a preferência pela via que estimule a parceria, o diálogo local e a solidariedade entre os diferentes segmentos econômicos e sociais, sejam do setor público, privado ou do terceiro setor.

O “Projeto Oficina do Outeiro” iniciado em março de 2002, com a coordenação da artista plástica Márcia Limani Baumgarten, tem a finalidade de promover a capacitação inicial na arte da cerâmica, voltado para jovens em desvantagem social, para que possam atuar no mercado de trabalho como técnicos, artistas ou multiplicadores.
Através da parceria com o Instituto Kinder do Brasil, foi possível viabilizar os objetivos estabelecidos para o “Projeto Oficina do Outeiro” (oficina de cerâmica para adolescentes menos favorecidos que estejam estudando em escolas públicas). Foram realizados projetos dedicados a área da cultura, onde proporcionamos a boa convivência social e a melhoria da qualidade de vida dos jovens atendidos, praticando o trabalho voluntário, a solidariedade, a paz e a cidadania.
O “Projeto Oficina do Outeiro” iniciou capacitação em cerâmica para 52 jovens moradores de Santa Tereza, Rocinha, Horto e Vidigal. Realizou três passeios instrutivos e dez mostras de cerâmica com a produção dos jovens durante os cursos oferecidos. Foram vendidos entre vasos, pratos e potes, 400 objetos em cerâmica, cujo lucro foi revertido para os aprendizes.
Para sensibilizar os alunos quanto à responsabilidade social e demonstrar que eles poderiam, de alguma forma, contribuir com outras pessoas e organizações a partir do que estavam aprendendo, em 08 de junho de 2002 os jovens do projeto doaram para a capela de Santo Antônio de Porto Galo, em Angra dos Reis, as 14 estações da Via Sacra, desenvolvidas ao longo do curso. A entrega foi feita pessoalmente pelos alunos, com um passeio até a capela.
Como conseqüência desta sensibilização, três aprendizes do “Projeto Jovem Ceramista” ofereceram gratuitamente, durante o Circuito das Artes do Jardim Botânico, uma aula prática de cerâmica para dez crianças de 10 a 15 anos, no dia 21 de setembro de 2002.
O projeto começou, em 2002, com o apoio de 12 voluntários, mas agora são apenas quatro, que contribuem muito com a fase de estruturação e continuidade do trabalho.
As exposições:
- Feira da ABM, em 2006;
- Feira do Amigo, em 2006;
- Bazarte – Bazar de Natal, em 2005;
- Feira da Solidariedade – Colégio Tereziano, em 2004 e 2005;
- VIII Circuito de Arte do Jardim Botânico, em 2004;
- Semana da Cultura Brasileira – 7ª Conferência Internacional da Associação de Estudos Brasileiros – PUC – Rio / Gávea, em 2004;
- Feira da Solidariedade – Colégio Tereziano, em 2004;
- Oficina do Projeto Jovem Ceramista, em 2003;
- Bazar Beneficiente – Iate Clube do Rio de Janeiro, em 2003;
- VII Circuito de Artes do Jardim Botânico, em 2003;
- Bazar Beneficente do Iate Clube do Rio de Janeiro, em 2003;
- Oficina do Projeto Jovem Ceramista, em 2002;
- Bazar Beneficiente – Iate Clube do Rio de Janeiro, em 2002;
- Exposição Projeto Jovem Ceramista, em 2002;
- VI Circuito de Arte do Jardim Botânico em 2002;
- Bazar Beneficiente – Outeiro da Glória, em 2002;
- Oficina do Projeto Jovem Ceramista, em 2002.
Agradecimentos
- Aos parceiros: “Instituto Kinder do Brasil” e “Machado, Meier, Sendacz, Opice e Brandão Couto, Advogados”
- Aos amigos, colaboradores e voluntários: Jorge e Maria Stella Paes de Carvalho, Paulo Rogério Brandão Couto, Pedro Baumgarten Botafogo, Nedi Baumgarten, Lucia Moreira Salles, Paulo Haus, Liesel Filgueiras, Cristina Paranaguá, Júlia Paranaguá Braga, Martha Brigido Costa, Marcia Perez, Glória Marinho, Paulo Garcia Rebelo, Monica Fomm Rivera, Délio Costa, Pedro Otávio Pereira, Monica von Senger, Zuita de Oliveira e Silva, Marcia Kraemer, Robertas Portas, Karla Souza, Mario Carvalho, Shaoul Yahouda, Paschoal Equipamentos Cerâmicos, VKL Comunicações, Roberta Portas Design, Empresa Júnior de Administração e Economia da Fundação Getúlio Vargas, Eduardo Costa Pereira, Mercedes Orfila, Maurício Moraes, Vera Grillo, Vera Botafogo, Eduardo Ayrosa e as ceramistas: Rosana Bortolim, Regina Kemp, Regina Souza, Ana Torres, Matilde Dias e Sharon Vertue.

Carta Convite de Atlanta

Sponsors